a indústria


1953
1968
1992

O moinho de trigo da Agrária foi a primeira unidade industrial da Cooperativa a agregar valor à produção do campo. Estabelecido em 1953, o moinho teve por primeira finalidade o consumo próprio das famílias de cooperados. Com as ampliações realizadas ao longo das décadas, a indústria possui hoje capacidade para produção de 150.000 t/ano.

Estrutura e Produção

Os produtos da Agrária Farinhas são fabricados em um dos mais modernos moinhos de trigo do Brasil. Equipamentos modernos e alta tecnologia aliados a um rigoroso controle de matéria-prima convergem para a qualidade da produção. Além de atender ao mercado doméstico, a Agrária Farinhas é um dos mais

importantes fornecedores de farinha de trigo de uso industrial do país nos segmentos de panificação, biscoitos e massas. Para atender às necessidades de clientes e parceiros, a indústria conta com diagrama de moagem para farinhas integrais e especiais com produção de farinhas com diversas granulometrias.

Tour Virtual Fábrica de Farinhas

Pesquisa e Mercado

Para investir na qualidade de matéria-prima a Agrária Farinhas trabalha em conjunto com a FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária. Através de ensaios e análises, a pesquisa atua com recomendações técnicas direcionadas e específicas para a produção de trigo, além de disponibilizar novas variedades que atendam as necessidades técnicas do clientes da Agrária Farinhas.

A Agrária Farinhas iniciou a produção de farinhas para biscoito no ano de 1995. Desde então, desenvolveu um trabalho com a FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) para aprimorar e selecionar cultivares de trigo que atendam às necessidades da indústria deste setor. Atualmente, 70% do trigo cultivado pelos cooperados da Agrária é brando, voltado especialmente à produção de farinha para biscoitos. Além disso, a Agrária Farinhas está adequando sua planta de moagem para a produção de farinhas específicas, com análises mais focadas para biscoitos e atendendo às exigências de sanidade. Dessa forma, o moinho está recomendado a obter a certificação FSSC 22000.

O moinho de trigo Agrária foi o primeiro
Moinho da América Latina a receber o
certificado ISO 22000 de Gestão de
Segurança em Alimentos.
Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br