notícias

03/01/2020 Workshop do Programa Dono de Área apresenta resultados de Manutenção Produtiva Total

No último dia 19 de dezembro cerca de 90 colaboradores da Agrária estiveram no Centro Cultural Mathias Leh para o 2º Workshop do Programa Dono de Área com Foco em Manutenção Produtiva Total (TPM). Durante o evento, algumas áreas da Cooperativa apresentaram sua evolução dentro do Programa, os resultados que estão sendo obtidos com ele e as melhorias realizadas nos equipamentos através da Manutenção Autônoma (um dos pilares do TPM). Os participantes também puderam assistir a uma palestra com o senhor Willy Cardoso, com o tema Integração para Produtividade

Um dos principais assuntos abordados durante o Workshop, a Manutenção Autônoma oferece aos operadores conhecimentos para que possam executar tarefas básicas de manutenção e identificar problemas que afetem o funcionamento e qualidade de máquinas e equipamentos. Entre as diversas áreas da Agrária, ela está sendo implantada nas indústrias de Farinhas, Grits e Flakes, Malte, Nutrição Animal, Óleo e Farelo, na Agrária Sementes, no setor Florestal e nas Unidades de Armazenamento (Pinhão, Vitória e Guarapuava). 



Supervisor de Produção na Agrária Nutrição Animal, Luiz Carlos Sacomani explica que o suporte dado aos operadores pela Manutenção Autônoma faz com que eles conheçam a inteligência das máquinas e equipamentos com os quais atuam o que se traduz em benefícios para ambiente de trabalho, revertido em qualidade da produção. “O colaborador passa a regular melhor as funções e ter mais autonomia para discutir com a manutenção sobre o que precisa ser melhorado”, afirma. 

Felipe de Lima Zeruth é Operador Industrial na Agrária Grits e Flakes e desde o início de 2019 tem contato com a Manutenção Autônoma. A máquina em que ele trabalha, que chegou a ficar parada até seis vezes em um período de 30 dias, fechou o último mês de outubro funcionando sem paradas. “Estamos reduzindo de uma a duas anomalias por mês, coisas que os operadores podem resolver, sem necessidade de acionar a manutenção. Isso facilita porque não precisamos forçar outro equipamento para substituir o que está parado”, observa. 



Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br