Agrária realiza eventos para celebrar o mês da mulher

13/03/2026

A Agrária iniciou o mês da mulher com momentos de confraternização dedicados a elas. No dia 05, o Núcleo Feminino da Cooperativa promoveu o evento voltado para cooperadas, esposas e filhas de cooperados. O encontro contou com a presença de 117 mulheres e apresentou o resultado do Programa Sinergia Mulher. Lançada em 2025, a inciativa tem como intuito reconhecer a participação feminina em ações promovidas pelo Núcleo e eventos técnicos da Agrária.

Na abertura do evento, Manfred Majowski, diretor Vice-Presidente da Agrária, ressaltou a relevância que as mulheres têm para o distrito de Entre Rios. “Hoje, 42% do nosso quadro social é formado por mulheres, algo que não é comum nas cooperativas. Desde as nossas pioneiras, vocês sempre tiveram um papel decisivo nos rumos da nossa comunidade”, disse. 


Cooperada há dez anos, a produtora rural Anelise Buhali foi a primeira colocada na edição de estreia do Programa Sinergia Mulher. Ela acredita que a atuação do Núcleo Feminino é fundamental para que as mulheres se tornem mais próximas da Agrária. “As meninas do Núcleo propõem muitas ações diferentes, que nos trazem informações técnicas sobre a gestão da propriedade, nos ajudam a conhecer mais sobre o cooperativismo e fazem com que tenhamos oportunidades de interagir entre nós. Gostaria muito de ver mulheres mais jovens fazendo parte dessas atividades”, afirmou.

Já no dia 06, a comemoração foi destinada para as colaboradoras da Cooperativa. O 5º Evento de Mulheres registrou seu maior público, com mais de 300 participantes. Ao dar as boas-vindas às colaboradoras, Viviana Carneiro de Melo, Gerente Industrial da Agrária, falou sobre como as mulheres têm assumido diferentes postos de trabalho na estrutura com o decorrer do anos. “Quando eu entrei na Agrária tínhamos bem menos mulheres do que temos hoje. E nós estamos em todos os setores, inclusive como gestoras. Enxergo que temos uma leva de meninas novas que estão entrando da Agrária e que vão nos ajudar a fazer a diferença”. 


A ocasião marcou a apresentação da certificação Nós por Elas. O selo, concedido pelo instituto de mesmo nome e pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas tem como objetivo reconhecer instituições que atuam em prol da igualdade de gênero e do fim da violência contra mulher.

Em 2026, a Agrária irá pleitear a certificação prata do selo. “Nada melhor do que estar em um ambiente seguro, respeitoso e livre de discriminação, para que possamos mostrar nosso potencial”, declarou a Gerente Administrativa da Cooperativa, Elisabeth Stader.

Para reforçar o compromisso da Agrária com a certificação Nós por Elas, a ativista Maira Bandeira foi convidada para apresentar a palestra Golpes de Liberdade, em que ensinou técnicas de defesa pessoal às colaboradoras.

  


Compartilhe esta publicação


Razão social: COOPERATIVA AGRÁRIA AGROINDUSTRIAL
CNPJ: 77.890.846/0031-94
Rua 5 de maio, 745 | Colônia Vitória - Entre Rios
Guarapuava - PR | Brasil | CEP: 85000-022

Fone: (+55) 42 3625.8000

Portal da Privacidade Desenvolvido por BRSIS
© 2026 - Agraria | Todos os direitos reservados.