Em dezembro, a Agrária promoveu a primeira edição dos workshops da Rota Comercial, iniciativa estratégica que envolveu os seis negócios da Cooperativa: Farinhas, Sementes, Malte, Nutrição Animal, Óleo e Farelo e Grits & Flakes. Mais de 80 colaboradores participaram das discussões, representando áreas, como indústria, comercial, custos, marketing, estratégia, logística e originação.
A iniciativa nasceu no departamento de Estratégia Corporativa da Cooperativa, como desdobramento da Carta de Metas Agregadas, documento do Conselho de Administração que define as diretrizes e metas corporativas para o próximo ano. Com base nessas orientações, a Rota Comercial foi estruturada para integrar as áreas com maior impacto nos resultados, criando um espaço organizado para a identificação de oportunidades tangíveis e mensuráveis para os próximos ciclos.
A metodologia dos workshops foi construída de forma conjunta entre as áreas de Estratégia, Marketing e Gerência Comercial, assegurando alinhamento técnico e consistência nas análises. “Quando falamos da nossa primeira Rota Comercial, não estamos falando apenas de um evento, mas de um momento em que Estratégia Corporativa, Marketing, Comercial e todas as áreas envolvidas deram um passo à frente, com um único propósito: construir uma Agrária ainda mais forte. Quando compartilhamos conhecimento e alinhamos nossas percepções sobre o negócio, nós avançamos. Foi muito positivo ver a participação ativa de áreas como Indústria, Originação, Logística, Custos, PCP, entre outras. Cada contribuição trouxe clareza, propósito e evidenciou o potencial que temos quando atuamos como um só time”, afirmou Juliano Gross, gerente de Marketing da Cooperativa.
Cada unidade de negócio contou com um dia dedicado às análises, possibilitando o aprofundamento de desafios, premissas, indicadores e potenciais ações de melhoria. O formato contribuiu para fortalecer a integração entre as equipes e ampliar a visão sistêmica dos negócios da Cooperativa.
A partir desta primeira edição, a Rota Comercial passa a integrar oficialmente o calendário anual da Agrária, consolidando-se como uma das principais fontes de insumos para o processo orçamentário, para a elaboração dos Planos de Marketing e para o desdobramento das metas definidas pelo Conselho de Administração.
Na sequência, o trabalho avança para a etapa de curadoria e refinamento das oportunidades identificadas, com aprofundamentos em grupos menores. Posteriormente, será elaborado o Roadmap dos Negócios, documento que reunirá prioridades, projeções e ações estruturantes de cada negócio para o Ciclo Estratégico Atitude 5C. “A primeira edição superou nossas expectativas. Temos pontos de melhoria a serem trabalhados, mas com uma perspectiva muito positiva de consolidar esse processo no calendário anual e fortalecer, cada vez mais, o jeito Agrária de pensar, planejar e agir”, concluiu Juliano Gross.