No dia 10 de outubro, a Agrária
realizou o 1º Workshop de Melhor Serviço ao Cooperado, reunindo lideranças dos
departamentos que atendem diretamente os produtores em sua atividade rural. O
evento foi idealizado por Walter Galvan, gerente de Suporte e responsável pela diretriz
de Melhor Serviço ao Cooperado do Planejamento Estratégico da Cooperativa, e
teve como objetivo identificar oportunidades para aprimorar o serviço, alinhado
aos anseios dos produtores.
Durante a atividade, conduzida
por Marielle Machado Stoetzer, especialista de Projetos Estratégicos, os participantes
discutiram formas de tornar o serviço mais simples, eficiente e acolhedor, além
de fortalecer a integração entre os departamentos. Com base em práticas de
metodologias ágeis, o encontro resultou em 217 ideias, promovendo dinamismo e
engajamento. “Momentos como esse nos tiram da rotina de cada área e
proporcionam uma visão mais ampla sobre os anseios dos cooperados e o contexto
da Cooperativa, permitindo que as lideranças promovam reflexões semelhantes com
suas equipes”, destacou Marielle. Ela também ressaltou a relevância da
comunicação e da colaboração entre os departamentos e observou o envolvimento
das lideranças desde o convite, evidenciado pelo volume de ideias geradas.
O engajamento dos participantes durante o momento também foi evidente. De acordo com Adilson Pedroso de Lima, supervisor do Departamento de Insumos. “Temos contato diário com os agricultores. Podemos ser eficientes operacionalmente, mas nada vale se não houver um bom atendimento. Eles são a razão de existência da cooperativa. Momentos como esse reforçam essa cultura e nos lembra da importância de estarmos próximos e de compreender verdadeiramente quem atendemos”, destacou.
Thiago Castro Carvalho, que atua na Unidade de Cereais Vitória, acrescentou: “Esse encontro nos faz refletir sobre quem é o cooperado e o que ele espera de nós. Ele é nosso cliente, fornecedor e dono da Cooperativa. Precisamos compreender e respeitar sua cultura, compartilhando essa visão com nossas equipes, pois a eficiência só é verdadeira quando percebida e valorizada”.
Durante o evento, observou-se que pequenas mudanças e atenção às necessidades dos produtores podem gerar impactos nos processos. “Tornar os processos mais simples, ouvir atentamente e criar experiências positivas contribui para a parceria entre cooperados e Cooperativa, fazendo com que todos se sintam parte das melhorias”, concluiu Marielle.