Periodicamente, os colaboradores da Agrária recebem peças de uniforme para utilizar durante o horário de trabalho. São camisetas, camisas, calças e jaquetas que, com o passar do tempo, ficam desgastadas e precisam ser substituídas. Por questões de segurança, essas roupas não podem ser doadas, o que pode causar um problema ambiental, já que alguns tecidos demoram até 10 anos para se decompor.
Pensando em solucionar a questão, a colaboradora Elenice Passarelli inscreveu no Programa de Inovação da Cooperativa um projeto para destinação dos uniformes usados. “Sempre que eu ganhava uma peça nova ficava pensando no que fazer com a velha. Então, sugeri a doação desses uniformes para confecção de camas para cachorros e gatos”, revela.
Em 2024, a ação foi incluída no PAIS – Programa Agrária de Integração Solidária. A campanha interna de arrecadação de uniformes usados conseguiu mil peças. Os tecidos foram encaminhados para a PIG – Penitenciária Industrial de Guarapuava, onde 20 pessoas privadas de liberdade trabalharam na confecção de 320 camas.
O material será doado para organizações de proteção de animais de locais onde a Agrária atua: distrito de Entre Rios, Guarapuava, Pinhão e Ponta Grossa. “Esse projeto contribui para a ressocialização, por meio de uma atividade laboral. As camas serão doadas a instituições que trabalham em favor de animais abandonados, que é um problema grande na nossa sociedade. É um projeto que também contribui para a questão ambiental, já que damos uma destinação correta a esses resíduos têxtis”, avalia o Gerente de Suporte da Agrária, Walter Galvan, responsável pela diretriz de Integração com a Comunidade presente no planejamento estratégico da Cooperativa.
Na última terça última, 19, cem camas, de diferentes tamanhos, foram doadas para o Canil Municipal de Guarapuava. Atualmente, o espaço abriga mais de 300 animais à espera de adoção. A ideia é que, ao escolher um novo “melhor amigo”, o cidadão seja presenteado com uma das camas. “Neste domingo, dia 24, levaremos alguns animais para as pessoas conhecerem durante a corrida do Hospital São Vicente, que acontece na Cidade dos Lagos. Na outra semana, nos dias 05 e 06 de dezembro, promoveremos mais uma feira de adoção, no estacionamento do mercado Superpão Compre Mais, no bairro Morro Alto”, conta a veterinária Cristina Hermann, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Ela reforça que a visitação ao Canil Municipal é aberta ao público, mediante agendamento. “Queremos que a população conheça esses animais e adote aquele, ou aqueles, com quem mais se identifica”, afirma. O Canil fica situado na Estrada do Rocio, aos fundos do Aeroporto Municipal Tancredo Thomas de Faria. O agendamento de vistas pode ser feito por telefone ou Whatsapp, pelo número (42) 3142-1819.