Nos dias 29 e 30 de outubro a Agrária Farinhas recebeu na Akademie IREKS& Agrária 80 representantes, de 21 empresas do ramo de panificação, para o 9º Workshop de Qualidade de Farinhas. O tema escolhido para esta edição do evento foi Do campo ao pão: congelados e embalados. “O mercado de pães congelados e embalados está crescendo muito no Brasil e já representa 5% do consumo nacional”, comentou Rudolf Gerber, especialista em produção de farinhas da Cooperativa.
O Workshop de Qualidade de Farinhas nasceu com o objetivo de mostrar aos clientes, especialmente àqueles que atuam em regiões onde o cultivo do trigo e de outros cereais de inverno não é comum, o caminho que os grãos percorrem até se transformarem em farinha. Este itinerário passa pelas pesquisas de genética e manejo de cultivares desenvolvidas pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e pelos processos de fabricação, essenciais para a garantia da qualidade dos produtos.
Dessa forma, o Workshop transmite aos participantes os conhecimentos técnicos gerados dentro da Agrária Farinhas e informações relevantes sobre as tendências do mercado. “Atendemos Guarapuava e região com as farinhas Bom Prato e Especialíssima, de uso doméstico, mas nosso maior volume de produção é voltado para o B2B. Hoje, estamos no ramo de panificação, biscoitos e panetones”, ressalta Gerber.
Francielle Campos Perim Peres é Engenheira de Alimentos e trabalha na Baldini Alimentos, empresa com 25 anos de mercado, localizada em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Presente em cinco estados do Brasil, a indústria trabalha na produção de pães de forma, integrais e bisnaguinhas. “Somos parceiros da Agrária Farinhas há três anos e compramos daqui, em média, 400 toneladas de insumos por mês. O trabalho de pesquisa e o conhecimento que estamos vendo no Workshop é muito grande. Está sendo um evento interessante para ampliar network e estar por dentro das novas tendências”, classificou.
CEO da Rainha Isabel, empresa que fabrica biscoitos e massas, com sede em Manaus e atuação em todo estado de Amazonas, Walmar Salgado veio do norte do país para conhecer a estrutura da Agrária Farinhas. “Há algum tempo recebemos dois fardos de farinha da Agrária, testamos na nossa produção e o resultado foi muito bom. Durante a FIPAN, que aconteceu este ano em São Paulo, visitei o estande da Cooperativa e recebi o convite para participar do Workshop. A estrutura aqui na Akademie e a disseminação do conhecimento promovida pela Agrária são muito interessantes. Somos uma empresa construída por imigrantes origem portuguesa, então, para mim, conhecer a história dos imigrantes suábios foi uma experiência sensacional”, afirmou.