Neste último trimestre de 2024, a Agrária Farinhas está realizando treinamentos do Programa de Qualificação Controle. O objetivo da ação é desenvolver as equipes internas para a melhoria e manutenção da qualidade dos processos dentro do moinho de trigo. Durante os meses de outubro e novembro, cerca de 40 colaboradores das áreas de Indústria, Comercial, Qualidade Assegurada, Cereais, Laboratório e Manutenção.
Os treinamentos estão sendo ministrados na Akedemie IREKS& Agrária pela engenheira de processos Ana Caroline Stromberg e pela analista de panificação Agatha Louise Brandtner, que fazem parte da equipe da Agrária Farinhas. O curso é dividido em três módulos: teórico, prático e laboratorial. “Os temas foram muito bem explicados, absorvi bastante conhecimento. Acho que devemos ter mais oportunidades como essa”, comenta o operador de produção Rodrigo Tauffer.
Segundo Marcos Fernandes, supervisor do Moinho de Trigo, esse tipo de iniciativa contribui para que a equipe consiga entender melhor as eventuais falhas que podem ocorrer no processo de produção da farinha. “Nosso time ainda não tinha tido a oportunidade de participar de um treinamento em que as partes teórica e prática fossem realizadas ao mesmo tempo. Com essa capacitação, eles podem enxergar como os problemas no processo impactam o trabalho do cliente que recebe o que produzimos”, afirma.
A coordenadora de Qualidade Assegurada da Agrária, Jaquelyne Rodrigues, destacou que a interação entre colaboradores de diferentes áreas da Cooperativa promovida pelo treinamento é imprescindível para a compreensão da importância de cada etapa do processo produtivo, até que o produto chegue ao cliente. “Considero essa iniciativa essencial, pois acredito que os melhores resultados surgem da colaboração entre diferentes áreas, todos alinhados a um mesmo objetivo. Quando as equipes entendem o porquê das ações e se veem como parte fundamental do negócio, a execução correta se torna natural”, reflete.