A última quarta-feira, 28, marcou um passo importante na carreira de 46 colaboradores da Agrária, com a conclusão do Curso Técnico em Eletromecânica. A formatura aconteceu no Centro Cultural Mathias Leh, no distrito de Entre Rios, e reuniu familiares, colegas e gestores dos formados. A capacitação foi possível por meio de uma parceria da Cooperativa com o SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
A coordenadora do departamento de Gente da Agrária, Adeline Milla, analisou a formação técnica como um processo importante para que os colaboradores se tornem protagonistas de suas carreiras. “Conheço muitos de vocês da época em que eu atuava no setor de Recrutamento e Seleção. Fico feliz em ver que vocês vieram para ficar e crescer, por isso, precisam estar preparados para as oportunidades que estão por vir”, disse.
Para Mariana Balthazar, analista técnica do SESCOOP/PR, o curso Técnico em Eletromecânica tem grande relevância nos setores agrícola e industrial paranaenses. “Vocês têm um grande impulsionador que é a Agrária. Espero que esse seja um degrau para que vocês continuem buscando a profissionalização”, dirigiu-se aos formados.
Ao representar Ernesto Sountachi Junior, gerente regional do SENAI, Rafael Ruteski, coordenador da unidade de Irati, também destacou a relevância do curso e o comprometimento da Agrária com o desenvolvimento de seus colaboradores. “Uma cooperativa como a Agrária, que conta com quase dois mil colaboradores, contribui não somente para a cadeia produtiva do nosso Estado, mas para o crescimento social. Essa oportunidade que vocês tiveram, de realizar um sonho por meio da educação, é prova disso”, afirmou.
Mesmo conciliando a rotina do trabalho, da casa e do cuidado com as filhas, a operadora de produção da Agrária Malte Joelma Aparecida Rolão enxergou no curso a chance de retomar os estudos. “Estava procurando por uma formação e quando surgiu essa oportunidade pelo SESCOOP fui uma das primeiras a me inscrever. Foi desafiador, mas a palavra que define esse momento é gratidão, principalmente à Agrária, pois foi graças à cooperativa que eu consegui concluir o curso”, comentou ela, que já está estudando para ser tecnóloga em Gestão da Produção Industrial.
O operador de utilidades Luiz Ezequiel Nicolau, que também atua na Agrária Malte, é outro colaborador que seguirá com os estudos após o término do curso Técnico em Eletromecânica. Ele está cursando a faculdade de Gestão Ambiental. “Estou há 21 anos aqui e tudo o que tenho devo à Cooperativa. Fiquei muito tempo sem estudar, perdi oportunidades que apareceram, por isso me esforcei para não faltar a nenhuma aula. Às vezes a gente só precisa de um empurrãozinho e isso a Agrária me deu”, declarou.
Alberto Recliski é operador na Agrária Óleo e Farelo e viu na formação técnica uma forma de alçar voos mais altos dentro da Cooperativa. “Quando a gente fica muito tempo sem estudar o início é um pouco assustador. Mas logo vamos nos familiarizando com os conteúdos e os próprios colegas ajudam muito. Brinquei com os supervisores que quero chegar no cargo deles. A gente torce para eles crescerem, para que a gente também possa crescer, assim como os demais colegas”, enfatizou.
Confira as fotos do evento na nossa galeria.