Em viagem técnica, cooperados da Agrária visitam Áustria, Eslováquia e República Tcheca

02/07/2024

 

Entre os dias 30 de maio e 11 de junho uma comitiva formada por 23 pessoas, entre cooperados e equipe interna, participou da Viagem Técnica Internacional promovida pela Agrária. A atividade é realizada anualmente e em 2024 teve como destino três países europeus: Áustria, Eslováquia e República Tcheca. “Procuramos oferecer ao cooperado a oportunidade de visitar países diferentes a cada Viagem Técnica, locais onde podemos aprofundar conhecimentos sobre o cultivo de cereais de inverno e sobre a produção de hortifruti”, explicou o Diretor Vice-presidente da Cooperativa, Manfred Majowski, ao explicar a escolha do roteiro da viagem.

Durante a estadia na Europa, o grupo passou por empresas de melhoramento, centro de pesquisas, cooperativas agrícolas, empresas de maquinário e propriedades especializadas no cultivo de cebola, beterraba, cevada e trigo. Entre os locais visitados, estiveram as instalações da cervejaria Pilsner Urquell, na região de Pilsen, na República Tcheca, berço do estilo de cerveja que leva o mesmo nome.

Em território austríaco, os participantes conheceram a STAMAG, empresa do grupo alemão IREKS, que atua na produção de malte e de produtos para panificação, e uma cooperativa de produtores de lúpulo. Além disso, o grupo participou de atrações turísticas que apresentaram a história dos países visitados. 


Para o cooperado Gustavo Gustavo Grocoske Küster, as altas produtividades mostradas nas propriedades e o baixo índice de doenças nas culturas chamaram atenção. “Fiquei muito interessado na cultura do lúpulo. Acredito com linhagens adaptadas ao nosso clima, possa ser implementada em nossa região, viabilizando principalmente os pequenos produtores”, afirmou.

Já o agrônomo Tiago Bombardelli destacou a organização administrativa das cooperativas locais, a topografia das áreas, em sua maioria plana, e a tecnologia empregada no cultivo dos grãos. “Na parte de genética a Agrária já possui parcerias de pesquisa que procuram por cultivares que facilitem a vida do cooperado ao trazer maior qualidade aos grãos. Com relação a equipamentos, os agricultores europeus têm máquinas superiores as nossas. Não é algo que depende exclusivamente de nós, mas podemos cobrar as empresas para que ofereçam máquinas mais eficientes a um custo mais acessível”, concluiu. 



Compartilhe esta publicação


Razão social: COOPERATIVA AGRÁRIA AGROINDUSTRIAL
CNPJ: 77.890.846/0031-94
Rua 5 de maio, 745 | Colônia Vitória - Entre Rios
Guarapuava - PR | Brasil | CEP: 85139-400

Fone: (+55) 42 3625.8000

O BNDES financia
Portal da Privacidade Desenvolvido por BRSIS
© 2018 - Agraria | Todos os direitos reservados.