FAPA realiza Giro Técnico de Cultivos Outonais

20/05/2024

Na última sexta-feira, 17, a FAPA – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária promoveu o Giro Técnico de Cultivos Outonais. Essa é a terceira vez que a Fundação realiza o evento em um formato onde os cooperados recebem orientações dos pesquisadores e de fornecedores, enquanto visitam as parcelas de experimentos conduzidos pela equipe interna.

De acordo com o pesquisador Juliano Luiz de Almeida, coordenador do evento, o plantio no período de intervalo entre as safras de verão e inverno é importante por vários motivos, entre eles a proteção do solo. “Os cultivos outonais representam uma questão de sustentabilidade. Entre a colheita do verão e o início do plantio do inverno as áreas podem ficar de 90 a 120 dias descobertas. Ao trabalhar com os cultivos outonais, colocamos mais matéria seca no solo, o que ajuda a evitar a erosão. Essa camada também protege contra plantas daninhas”, explicou. 


Atualmente, entre os cooperados da Agrária, a aveia preta é o cereal mais plantado para cobertura de solo durante o outono. Além de servir como proteção, ela também é útil na pecuária.

Entretanto, outros cultivos podem ser usados, com o objetivo de agregar rentabilidade ao produtor. É o caso do trigo mourisco, que teve aumento de área por aqui nos últimos anos, e da canola. No evento, os produtores conheceram também a carinata, que serve como matéria-prima para produção de biocombustível. “No caso do trigo mourisco, por exemplo, a casca é usada na Europa, para fabricação de travesseiros. Já a farinha é muito utilizada na culinária japonesa. São produtos que têm um valor agregado bem interessante”, pontuou o pesquisador. 



Compartilhe esta publicação


Razão social: COOPERATIVA AGRÁRIA AGROINDUSTRIAL
CNPJ: 77.890.846/0031-94
Rua 5 de maio, 745 | Colônia Vitória - Entre Rios
Guarapuava - PR | Brasil | CEP: 85139-400

Fone: (+55) 42 3625.8000

O BNDES financia
Portal da Privacidade Desenvolvido por BRSIS
© 2018 - Agraria | Todos os direitos reservados.