No dia 17 de abril, a equipe do departamento de Tecnologia da Informação da Agrária esteve em Curitiba para receber o prêmio de Excelência em Evolução de Proteção de Cybersecurity e Observabilidade. A homenagem foi concedida pelo Box Group, empresa parceira da Cooperativa em algumas inciativas de segurança da informação. “Desde 2021 estamos intensificando os investimentos na área e esse reconhecimento demonstra o quanto evoluímos com relação à Cybersecurity”, avalia o especialista em infraestrutura Divoney Krizonoski.
Hoje, a rede da Agrária tem aproximadamente 3.500 equipamentos, distribuídos entre áreas administrativas e industriais. Eles funcionam de maneira simultânea, gerando em média 60 milhões eventos diários. “Temos um número grande de atividades que acontecem ao mesmo tempo, por isso nosso cuidado é muito grande. São ações que começam com a concessão de acesso às funcionalidades do sistema e ao uso de dispositivos móveis”, revela Krizonoski.
Atualmente, o departamento de Tecnologia da Informação tem sete colaboradores dedicados a manter a estrutura de rede da Cooperativa. Entre suas várias funções, essa equipe é responsável pelo monitoramento e mitigação de riscos. Para que o acompanhamento ocorra 24 horas por dia, a Agrária possui diferentes ferramentas, utilizando, inclusive, inteligência artificial. “Trabalhamos tanto com prevenção como com a restauração dos serviços em possíveis situações de risco. É uma atividade crucial a qual evita que receitas sejam perdidas, garantindo que não haja paralisação em nossas operações”, observa Átilas Paiva, coordenador do departamento.