Campanha arrecada livros para projetos da FCSB

23/04/2024

Até o dia 15 de maio a comunidade de Entre Rios e os colaboradores da Agrária podem contribuir com a Campanha de Arrecadação de Livros, promovida pela biblioteca da Fundação Cultural Suábio-Brasileira. Estão sendo aceitos títulos infantis, infantojuvenis, de autoajuda, de literatura, que tenham conteúdos sobre gestão, gibis, mangás e revistas dos anos de 2023 e 2024. Os materiais devem ser em língua alemã ou língua portuguesa.

Segundo Natalia Sampaio, bibliotecária responsável pelo espaço, a iniciativa da Campanha surgiu para dar sequência a ações de incentivo à leitura elaboradas pela Fundação Cultural. Uma delas é o Reisende Bücher (em português, Livros Viajantes). Em execução desde 2022, o projeto disponibiliza mensalmente o empréstimo de livros e revistas para os participantes do Alterrunde, grupo que reúne os idosos de origem suábia que vivem em Entre Rios. “Ao invés de fazer com que esse público venha até a biblioteca, nós levamos os livros aos encontros. Lá, eles podem emprestar quantos exemplares desejarem e devolvê-los quando puderem, já que cada um tem seu próprio ritmo de leitura”, explica.

Em 2024, a intenção da Fundação Cultural Suábio-Brasileira é estender o projeto Reisende Bücher para os colaboradores da Agrária. Para isso, já foram adquiridos dois carrinhos, para que os livros possam “viajar” pelos setores da Cooperativa. “Queremos oferecer aos colaboradores uma opção de entretenimento durante os intervalos. Assim como fazemos com o Alterrunde, não haverá um prazo para que os materiais sejam devolvidos”, comenta Natalia Sampaio.

Além disso, os exemplares arrecadados também ficarão disponíveis na recepção do Centro Cultural Mathias Leh. No local, foi organizado um espaço para que as crianças possam ficar durante os intervalos entre as aulas ou enquanto esperam para voltar para casa.

O terceiro projeto que será beneficiado pela Campanha de Arrecadação de Livros é a reestruturação da biblioteca da Associação Canaã, organização não-governamental, com sede em Entre Rios, que funciona no sistema de casa lar, acolhendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Esse é um trabalho voluntário que estamos desenvolvendo”, comenta a bibliotecária.

Os livros devem ser entregues na recepção do Museu Histórico de Entre Rios. Os colaboradores da Agrária ainda podem enviar suas doações pelo malote corporativo, diretamente para a biblioteca. Pessoas que tiverem grandes volumes de exemplares disponíveis para doação devem entrar em contato pelo telefone 3625-8517. 



Compartilhe esta publicação


Razão social: COOPERATIVA AGRÁRIA AGROINDUSTRIAL
CNPJ: 77.890.846/0031-94
Rua 5 de maio, 745 | Colônia Vitória - Entre Rios
Guarapuava - PR | Brasil | CEP: 85139-400

Fone: (+55) 42 3625.8000

O BNDES financia
Portal da Privacidade Desenvolvido por BRSIS
© 2018 - Agraria | Todos os direitos reservados.