No último sábado, 16, a Agrária realizou sua 73º Assembleia Geral Ordinária (AGO). A reunião aconteceu no Centro Cultural Mathias Leh e apresentou aos cooperados dados acerca das finanças da Cooperativa, informações sobre a gestão administrativa realizada em 2023 e os investimentos efetuados no decorrer do ano.
Mesmo diante de um cenário instável para a produção das commodities, especialmente por conta da alta no preço dos insumos, não acompanhada pelo valor de comercialização da safra, a Agrária manteve os bons resultados apresentados nos quatro anos anteriores e superou as metas previstas para o período. O EBITDA (Luros antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações), principal indicador financeiro utilizado pela Cooperativa, atingiu um patamar 10% maior do que era esperado.
Presente na AGO, o presidente do Sistema OCEPAR (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), José Roberto Ricken, parabenizou cooperados e colaboradores pelos resultados alcançados no ano anterior. “Nos últimos dias acompanhei inúmeras assembleias e realmente, não vi nada parecido (referindo-se aos resultados da Cooperativa). Obviamente que estes resultados estão ligados aos investimentos que a Agrária tem feito”, comentou. Ricken também aproveitou a oportunidade para falar sobre as movimentações da entidade junto a agentes públicos estaduais e federais, sobretudo no que diz respeito à Reforma Tributária e seu possível impacto às atividades das cooperativas paranaenses.
Durante a Assembleia Geral, além de mostrar um balanço sobre as ações de 2023, foram repassados o orçamento e as projeções da Agrária para os próximos meses. Devido à produtividade aquém do esperado na última safra de inverno e frente ao atual cenário do mercado de grãos, a Cooperativa vem trabalhando com austeridade para alcançar os objetivos traçados para 2024. “Quero agradecer a todos os cooperados e colaboradores que trabalharam muito para que conseguíssemos atingir os bons números de 2023. Estamos em um ano desafiador, porém acreditamos que o que torna os bons resultados possíveis é essa integração entre os nossos cooperados e a equipe interna”, concluiu o Diretor Presidente da Cooperativa, Adam Stemmer.
Eleições
Como acontece anualmente, a Assembleia Geral Ordinária da Agrária realizou as eleições para o novo Conselho Fiscal da Cooperativa. Neste ano, apenas uma chapa se inscreveu para concorrer ao pleito. Assim, a nova equipe foi eleita por aclamação.
Os cooperados Fernando Becker e Igor Klein da Cunha seguem como membros efetivos do Conselho, agora acompanhados pela cooperada Ana Meri Naiverth. Como membros suplentes foram escolhidos os cooperados Christoph Ritter, Rainer Leh e Reinhold Buhali. A definição do coordenador e do secretário do Conselho Fiscal ocorrerá na primeira reunião do grupo.