Desde a última quinta-feira, 26, o sistema cooperativista do Paraná passou a contar com uma nova integrante. Não se trata de uma cooperativa qualquer: a Cooperatriz, fundada por estudantes de 10 a 14, que cursam do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, localizado no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, é a primeira cooperativa escolar da região.
A Assembleia de Constituição da Cooperatriz contou com a presença de autoridades locais, da comunidade escolar e, é claro, dos cooperados. Dos 40 integrantes, 29 deles atuaram diretamente no processo de formação da nova cooperativa e aparecem em seu quadro social como fundadores.
Assim como acontece em qualquer outra cooperativa, durante a Assembleia foram apresentados os principais pontos do estatuto, aprovados mediante a votação da maioria dos cooperados. Na sequência, ocorreu a votação dos membros aos cargos dos Conselhos Fiscal e Administrativo. As estudantes Petra Ben Abt e Beatriz Galvan, escolhidas como Presidente e Vice-Presidente da Cooperativa, respectivamente, ainda expuseram as metas da gestão 2023/2024.
Representando o Conselho de Administração da Agrária, Cooperativa madrinha da Cooperatriz, o Diretor Vice-Presidente Manfred Majowski destacou a importância do projeto para a formação e fortalecimento de novas lideranças na comunidade. “Ao investir na educação e no desenvolvimento de vocês estamos confiantes de que vocês se tornarão pilares para a mudança, orientando a comunidade escolar para um futuro brilhante. Lembrem-se sempre do poder da cooperação e da colaboração”, afirmou.
O diretor do Colégio Imperatriz, Ricardo Vieira, enfatizou a relevância do trabalho realizado pela Coordenadora Andreia Schneiders e pela professora da disciplina de Cooperativismo, Ketlen Lucht, ao conduzirem os alunos para a fundação da Cooperativa Escolar. O diretor também falou sobre o comprometimento dos estudantes ao aceitarem o convite para participar do projeto. “Oportunidade é o ato de abraçar o que me é oportuno, o que me faz sentido naquele momento, o que aparece para mim e eu acho que é interessante. Outros colegas tiveram a mesma oportunidade de fazer parte da Cooperativa Escolar, mas vocês, em meio a tantas atividades do dia a dia, optaram por estar aqui”, disse.
Para a Presidente da Cooperatriz, o processo de aprendizagem sobre o cooperativismo e, consequentemente, a fundação da Cooperativa, representam um desenvolvimento significativo para ela e seus colegas. “Nos preparamos muito para a Assembleia de Constituição, porque é um momento muito importante, e vemos que evoluímos bastante. Esperamos prosperar e ter muito sucesso, crescendo como pessoas e como cooperados”, declarou Petra Ben Abt.