O segundo dia do WinterShow 2023 começou discutindo um tema que tem interferência direta no agronegócio: a economia. Para conversar com o público sobre o assunto, o palco do Centro de Eventos Agrária recebeu o economista, comentarista e palestrante Samy Dana. Durante sua fala, Dana abordou a maneira como políticas governamentais repercutem no mercado, os entraves causados pela legislação tributária brasileira e os conceitos de produtividade. “A gente costuma pensar muito em investir errado, mas não investir também é um risco, porque o cenário ideal que a gente espera talvez nunca aconteça”, argumentou o economista.
O restante da programação deu destaque para as mulheres. O WinterShow Pra Elas promoveu uma série de atividades voltadas especificamente para cooperadas, esposas e filhas de cooperados, produtoras rurais e demais mulheres que atuam no agronegócio e participavam do evento. As ações começaram com uma palestra sobre cuidados com a pele, promovida pelo Sicredi.
Já no período da tarde, aconteceu a palestra O verdadeiro lucro está na cooperação, com Helda Elaine. Em uma conversa dinâmica, a palestrante mostrou exemplos de como o ato de cooperar está presente no dia a dia do ser humano e as vantagens de trabalhar lado a lado por um mesmo objetivo. “Ser cooperativista está na nossa essência. Devemos entender o espaço de cada um e perceber como podemos fazer a diferença”, afirmou.
Na sequência, Helda Elaine também comandou a Mesa Redonda Mulheres no Agro, que contou com a presença das cooperadas da Agrária Mônica Reiter e Tábata Stock, da cooperada da Castrolanda Zelyana Paranhos Fanchin e da Gerente de Estratégia de Cooperativas da Bayer no Brasil, Laura Deus. Durante o bate-papo, as convidadas falaram sobre suas experiências no universo do agronegócio.
O Núcleo Feminino da Cooperativa também assistiu à palestra Mulheres no topo, com a psicóloga Jaqueline Puqueves, oferecida pelo Banco do Brasil, visitou os estandes dos expositores e encerrou o dia com um happy hour no estande da Bayer. Cooperada da Agrária há sete anos, a produtora rural Anelise Buhali aprovou a iniciativa de promover ações voltadas para as mulheres. “Quando assumi a propriedade eu já trabalhava no campo, mas ainda não tinha experiência com gestão. Às vezes, quando estamos nos eventos técnicos, ficamos com um pouco de receio de fazer perguntas e tirar dúvidas. Esse contato diretos com os expositores facilita muito”, declarou.
Esposa do cooperado João Lucas Naiverth, Elissa Naiverth esteve no WinterShow pela primeira vez e elogiou a estrutura do evento. “Eu não fazia ideia do tamanho do WinterShow, superou minhas expectativas. Desde o atendimento oferecido às pessoas até a escolha dos palestrantes, foi tudo muito bom”, disse.
Além do público de Guarapuava e região, o segundo dia do maior evento técnico de cereais de inverno do sul do Brasil recebeu visitantes internacionais. Um grupo formado por 45 agricultores da Áustria, que está em caravana pelo Brasil, esteve nos campos da FAPA para conhecer o trabalho de pesquisa desenvolvido por aqui. “Somos agricultores pequenos, mas temos uma história muito parecida com os imigrantes suábios. É maravilhoso ver tudo o que foi construído aqui”, afirmou Peter Guenbichler, representante da comitiva austríaca.
A vigésima edição do WinterShow é uma realização da Cooperativa Agrária e da FAPA – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária. São patrocinadores do evento a Bayer, Adama, Biotrop, Cresol, FMC, Nortox, Rovensa Next, Sicredi, DJI ADS, Banco do Brasil, CropChem, Ihara, Bellagro, Rocha Terminais Portuários e Logística, Stoller e UbyAgro.