Agrária apresenta resultados na qualidade e discute medidas segurança no ambiente de trabalho

25/11/2021

Na manhã desta quinta-feira, 25, aconteceram as primeiras atividades presenciais do Seminário de Gestão da Cooperativa Agrária, que neste ano traz o tema Agregar: qual o meu papel? Para garantir o distanciamento social, o número de lugares disponíveis no auditório do Centro Cultural Mathias Leh foi limitado. Entretanto, toda programação foi transmitida ao vivo para que os colaboradores que permaneceram em seus postos de trabalho pudessem ter acesso aos conteúdos abordados.

O setor de Gestão da Qualidade abriu a programação do dia, com uma apresentação sobre os CCQs (Círculos de Controle de Qualidade). Esses grupos reúnem colaboradores de uma ou mais áreas com o objetivo de promover melhorias através de projetos que contribuam para que a Agrária atinja suas metas.

Destaque para o crescimento no número de grupos no último ano: de 12 equipes em 2020 o programa passou a contar com 33 em 2021. Três deles apresentaram seus projetos e serão premiados ao final do evento.

As melhorias trazidas pela implantação da metodologia TPM (Total Productive Management), que está presente no Programa Dono de Área das unidades industriais da Cooperativa, também foram mostradas. A Agrária Nutrição Animal, o setor Florestal e a Agrária Sementes apresentaram seus cases de sucesso dentro da metodologia. “As pessoas passam um terço de suas vidas no trabalho, por isso a transformação do ambiente é necessário. Hoje podemos ver a manutenção e a produção trabalhando de mãos dadas”, afirmou Willy Cardoso, Consultor de Qualidade da Cooperativa. 


Diversão e informação

O tradicional teatro encenado pelos colaboradores foi um dos momentos mais aguardados por quem participava do Seminário. A peça Minhas atitudes, nossas consequências: para onde eu vou? utilizou a analogia do julgamento do juízo final para retratar a importância das medidas de segurança dentro e fora do local de trabalho.

Na história, um grupo de vítimas de um acidente era direcionado ao céu ou ao inferno, dependendo de como foi sua conduta com relação à segurança durante a vida. 



Conversa sobre ética

Para encerrar a programação, aconteceu a palestra Ética e Integridade, com a presidente do Instituto Paranaense de Compliance, Letícia Sugai. Durante sua apresentação, Letícia falou sobre padrões de comportamento e tratou de conceitos referentes a assédio moral e conflito de interesses. “Fazer o que a legislação exige é o mínimo, precisamos ter um padrão ético. Estabelecer essa cultura é um grande desafio”, disse.

Amanhã as atividades do Seminário de Gestão 2021 começam às 14 horas, com o concurso de paródias. Na sequência, será realizada a palestra O que você vai ser quando crescer?, com Flavio Moura. 



Compartilhe esta publicação

Portal da Privacidade Desenvolvido por BRSIS
© 2018 - Agraria | Todos os direitos reservados.