Cenário macroeconômico pauta discussão do 2º dia do WinterShow 2021

07/10/2021

O foco do segundo dia do WinterShow 2021 foi a interferência do cenário econômico na produção dos cereais de inverno. Para falar sobre o tema a Cooperativa Agrária Agroindustrial e a FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) convidaram um time de especialistas: Pedro Renault, economista do Itau BBA, Carlos Cogo, consultor da Inteligência Agronegócio, e Guilherme Bellotti, gerente da consultoria agro do Itau.

Fim da pandemia, aquecimento da economia americana e dificuldades para compra de insumos vindos da China foram alguns dos assuntos abordados pelo trio. “O próximo ano deve ser um período bastante desafiador. A aceleração da economia americana, que tem resultados diretos em todo mundo, somada às eleições presidenciais brasileiras, deve causar grande volatilidade no câmbio, aumentando o preço do dólar”, explicou Renault.

Ao analisar o mercado mundial de commodities, Carlos Cogo ressaltou que o trigo e a cevada, culturas típicas do inverno, já correspondem a mais de 20% da produção mundial de grãos. Ele também comparou o potencial produtivo brasileiro de trigo com o da vizinha Argentina, que hoje está entre os 10 maiores produtores do cereal em todo mundo. “O Brasil tem potencial para ser autossuficiente não apenas no trigo, mas em todas as commodities de inverno. Em especial sobre o trigo, vemos que ele tem recuperado sua rentabilidade”, disse.

 

Pesquisas da FAPA

Difundir os estudos desenvolvidos pelo corpo técnico da FAPA é o principal motivo para realização do WinterShow.

Produtividade, manejo, adubação e a interferência de pragas e doenças em cereais como a cevada e o trigo, que estão entre as principais culturas produzidas pelos cooperados da Agrária, são alguns dos temas presentes nas palestras. Além deles, esse ano o evento abriu espaço para três áreas de pesquisa que foram incorporadas pela FAPA no último ano: controle biológico, hortifrúti e mecanização agrícola, tecnologia e inovação.

As rodadas simultâneas de palestras com os pesquisadores da FAPA aconteceram na terça e na quarta-feira, no período da tarde. Devido à grande procura, será realizada mais uma apresentação nesta quinta-feira, dia 07, a partir das 09 horas.  

 

Último dia

No último dia de WinterShow haverá três palestras no pavilhão do Centro de Eventos Agrária. A programação começa às 10 horas, com Bruno Dupin, da Startup Connection USA, falando sobre Disrupções no Agronegócio. Na sequência, Paulo Augusto Zanardi Júnior, da GSS Sustentabilidade, abordará um tema em alta no setor agropecuários: Oportunidades de mercado de créditos de carbono.

Para sua última palestra, o WinterShow 2021 recebe, às 14 horas, Luciano Salamacha, da Bosstech Corporation, para uma conversa sobre Inovação: pensamento transversal. O encerramento do evento acontece com o Bremswagem, um desafio de tratores destinado à comunidade local.

A 18ª edição do WinterShow tem patrocínio ouro da Oro Agri e do Sicred. A FMC é patrocinadora prata e os patrocinadores bronze são a Master Agro, Sindicato Rural de Guarapuava, Sicoob e Ubyfol. 



Compartilhe esta publicação


Razão social: COOPERATIVA AGRÁRIA AGROINDUSTRIAL
CNPJ: 77.890.846/0031-94
Rua 5 de maio, 745 | Colônia Vitória - Entre Rios
Guarapuava - PR | Brasil | CEP: 85139-400

Fone: (+55) 42 3625.8000

O BNDES financia
Portal da Privacidade Desenvolvido por BRSIS
© 2018 - Agraria | Todos os direitos reservados.