A Cooperativa Agrária, em consonância com as melhores práticas demandadas atualmente pelo mercado, sobretudo à Lei 12.846/2013 - Lei Anticorrupção, criou seu Programa de Compliance Anticorrupção, internamente chamado de Programa Nossa Conduta, que baliza o comportamento dos colaboradores.
O Código de Conduta é um desdobramento dos valores da Agrária e representa o nosso compromisso com a ética e a integridade em nossa gestão cooperativista. Nos inspiramos nessas diretrizes para criar um Código abrangente, que trata com objetividade temas diretamente ligados ao nosso cotidiano. Por isso, leia, pratique e multiplique as diretrizes do nosso Código de Conduta e vamos juntos promover a Ética em nosso ambiente de trabalho.
Acreditamos que o sucesso da Agrária depende, dentre outros fatores, da imagem positiva e reputação que ela mantém junto aos seus cooperados, clientes e VOCÊ, nosso Parceiro de Negócio. Para tanto, necessitamos do real comprometimento daqueles que são a alma do nosso negócio: as pessoas. Leia, pratique e multiplique entre seus colaboradores as diretrizes do nosso Código de Conduta e vamos juntos promover a Ética em nosso cotidiano.
Quaisquer procedimentos ou ações que violem o Código de Conduta ou as
leis vigentes podem ser comunicadas (pelo público interno ou externo) por meio do Canal de
Conduta Agrária, gerenciado por uma entidade externa, que garante a independência,
confidencialidade e a imparcialidade no tratamento dos relatos.
O Canal de Conduta Agrária é uma forma de ampliar o comprometimento com a transparência e a
ética.
Este canal é independente, sigiloso e imparcial, e foi desenvolvido para que situações que
descumpram o Código de Conduta (incluindo suspeitas de fraudes, assédio moral ou sexual,
irregularidades contábeis e fiscais, entre outras violações de leis, normas e políticas que
representem danos ao bem comum) possam ser relatadas de maneira segura pelos públicos
interno e externo da Cooperativa.
Em todas as opções será fornecido um número de protocolo para que o relatante possa consultar o andamento do processo. A Cooperativa Agrária assegura que todo e qualquer relato será investigado e tratado com total confidencialidade e imparcialidade.
Para analisar e resolver qualquer questão referente ao Código de Conduta. O Canal pode ser acessado pelos públicos interno e externo, é imparcial, transparente e garante a confidencialidade das informações, preserva a identidade das pessoas envolvidas e promove um ambiente melhor para todos.
Quaisquer situações que violem o nosso Código de Conduta, as normas internas ou leis, podem e devem ser registradas através deste canal para que sejam tratadas da forma correta.
Por ser um canal exclusivo para relatos, denúncias e esclarecimentos relacionados ao Código de Conduta, deve ser utilizado com muita responsabilidade e seriedade por todos os relatantes.
Para que seu relato seja tratado de forma adequada, você sempre deve inserir informações que permitam a correta tomada de decisão e levantamento de evidências, como:
Não, se você não estiver confortável em se identificar, poderá registrar suas preocupações de forma anônima. Mas se você se identificar, fique tranquilo, sua identidade será mantida em sigilo pelos membros do comitê. É muito importante que você não comente com colegas sobre sua manifestação, isso ajuda a preservar sua identidade.
Sua identificação facilitará o acolhimento e troca de informações e também nas situações mais delicadas, sua identificação nos permite te proteger contra qualquer retaliação que possa ocorrer.
Todo relato registrado gera um número de protocolo aleatório que irá permitir acessar o seu relato e acompanhar o andamento das tratativas, por isso é muito importante que você anote o número de protocolo e guarde em um local seguro.
Se você possuir imagens, relatórios, conversas, vídeos, nomes de testemunhas entre outros, vai agilizar o processo de apuração que o comitê precisa realizar. Contudo, não é necessário anexar evidências para registrar seu relato.
O Canal é gerenciado por uma empresa externa, independente e imparcial que está na primeira linha de recebimento e faz a análise, priorização e o direcionamento dos relatos para que o Comitê de Conduta da Agrária possa buscar evidências e tomar ações corretivas e preventivas.
Todos os relatos e as questões expostas no Canal de Conduta passam por um processo de análise que busca todos os dados disponíveis. Alguns casos podem levar mais tempo para serem investigados do que outros. Por motivos de privacidade, não podemos mantê-lo sempre atualizado sobre o resultado exato de uma questão levantada. No entanto, se após algum tempo você achar que o assunto não foi abordado de forma adequada, fique à vontade para entrar em contato novamente com um registro de reincidência.
Depende, se a atitude dele foi somente uma cobrança de forma dura sem ofender sua integridade ou te expor diante de outras pessoas não é considerado assédio moral. Porém, se este comportamento vem ocorrendo repetidamente e você se sentir humilhado e com sua moral abalada, relate a situação para que o Comitê avalie e tome as providências cabíveis.
Acesse o Formulário Eletrônico
ou pelo telefone: 0800-700-4141
Baixe o aplicativo da Contato Seguro no seu celular e tenha todas as funcionalidades do site na palma da sua mão.