Misture bem as carnes e coloque uma pitadinha de sal fino (pouco). Não é para salgar! O sal grosso vai depois. Essa pitada é só para dar um leve sabor no meio do hambúrguer
Faça “almôndegas grandes” e achate-as. Pode moldar levemente as bordas.
Não deixe o meio mais espesso que a borda.
Bacon moído: Se você não gosta de bacon, pode ser a gordura da própria carne. Mas 20% deve ser composto de gordura, para dar sabor e liga.
Terminando esse processo, ele está pronto para assar.
As carnes mais recomendadas para fazer o hambúrguer são, fraldinha, contra filé, picanha e peito bovino. Se quiser misturar sabores, ok. Se quiser manter o sabor do corte escolhido, pode ser com um tipo apenas. Só não esqueça dos 20% de gordura.
Cada hambúrguer pode ter entre 150g a 200g. E observe o seguinte:- mais espesso: leva mais tempo e tende a agradar quem gosta daquele mal passadinho- mais fino: leva menos tempo e agrada quem gosta de bem passado.
Antes de assar: coloque uma camada fina de sal grosso em uma travessa, deposite os hambúrgueres e outra camada fina por cima.
Se fritar na frigideira antiaderente, o processo é aquele normal. Um pouco de óleo e fritar.
Se for fazer na churrasqueira: prepare a brasa com carvão. Faça o teste da temperatura colocando a mão – longeeee – do fogo, mas acima dele: se aguentou deixar até no máximo 3 segundos, é porque está quente o suficiente. Coloque o hambúrguer na grelha. Churrasqueiros afirmam que não se deve ficar virando... é uma vez de cada lado para manter a suculência... são aproximadamente 6 minutos de cada lado.
Daí é só pegar aquele pão Especialíssimo e colocar os recheios de sua preferência.