a Agrária

A Agrária é uma cooperativa agroindustrial localizada em Guarapuava (PR), com sede no distrito de Entre Rios. Estabelecida em 1951, alia tradição e história a tecnologia e gestão de excelência. A partir da agricultura, a Agrária instituiu cadeias produtivas completas, que compreendem desde pesquisa agrícola, realizada pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), até a industrialização.

As principais culturas produzidas pelos cooperados são soja, milho, trigo e cevada. Às commodities agrega-se valor por meio das unidades de negócios Agrária Malte, Agrária Farinhas, Agrária Nutrição Animal, Agrária Sementes, Agrária Óleo e Farelo e Agrária Grits e Flakes.

Para dar suporte à produção, a Cooperativa Agrária Agroindustrial conta com matriz energética própria, estrutura logística que engloba três unidades de armazenagem, além de um moderno laboratório central que realiza análises em todas as etapas da cadeia produtiva.

Diante do seu compromisso com o futuro, a Agrária investe ainda em educação, na preservação da cultura e na saúde e bem-estar de toda a comunidade, como mantenedora do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, da Fundação Cultural Suábio-Brasileira e do Hospital e Farmácia Semmelweis.

Institucional - Agrária

Sistema de Gestão Integrado


A Agrária possui um Sistema de Gestão Integrado, baseados nas seguintes normas:

ISO 9001:2015

Pesquisa, desenvolvimento, produção, comercialização e venda de produtos agroindustriais e serviços.

ISO 14001:2015

Pesquisa, desenvolvimento, produção, comercialização e venda de produtos agroindustriais e serviços, em unidades de beneficiamento, armazenamento e industrialização de cereais.

ISO 45001:2018

Produção de produtos agroindustriais e em unidades de beneficiamento, armazenamento e industrialização de cereais.

Agrária em números*


Agrária - 640 cooperados
Agrária - 1522 colaboradores
Agrária - 4,9 bilhões em faturamento total

*Dados do Relatório Anual 2020

Sede Administrativa Agrária


Sede Administrativa - Agrária

Histórico


A existência da Agrária se confunde com a vida do povo pela qual ela nasceu. Quando foi fundada, em 5 de maio de 1951, o desafio era apoiar 500 famílias de Suábios do Danúbio a recomeçar suas vidas.

A agricultura é a principal atividade desempenhada pelos Suábios do Danúbio desde sua origem, no Sul da Alemanha. A partir do século XVIII colonizaram o Sudeste europeu e transformaram a região no celeiro de grãos da Europa. Conflitos da Segunda Guerra Mundial e a origem alemã obrigaram os Suábios a deixarem seus lares, em 1944.

Depois de sete anos vivendo em abrigos para refugiados na Áustria, uma iniciativa da instituição humanitária "Ajuda Suíça para a Europa" desenvolveu um projeto para que estas famílias pudessem se restabelecer. Uma comissão, liderada pelo engenheiro agrônomo Michael Moor, encontrou em terras paranaenses a nova pátria, construindo a Cooperativa Agrária e a comunidade de seus associados em Entre Rios

Missão


Desenvolver, produzir e comercializar produtos agroindustriais e serviços, agregando valor com tecnologia adequada e qualidade superior, visando a satisfação dos clientes, respeitando o indivíduo, os princípios do cooperativismo e o meio ambiente.

Visão


Ser referência nacional em tecnologia de produção agroindustrial e gestão cooperativista.

Valores


Ética
Qualidade
Cooperação
Tradição
Senso de Dono

Política da Gestão Integrada


ISO 9001

ISO 45001

ISO 14001

ISO 22000

GMP+

ISO 17025

ISO 17043

FSSC 22000

Requisitos Adicionais

"A Cooperativa Agrária direcionada por seus valores e planejamento estratégico, desenvolve, produz e comercializa produtos agroindustriais e serviços tendo responsabilidade e compromisso com:

  • > a valorização da cultura do grupo que a mantém e os princípios do Cooperativismo, com o foco no crescimento sustentável da Cooperativa e dos seus Cooperados;
  • > a satisfação de seus Cooperados, Clientes e partes interessadas;
  • > a garantia de que os produtos e serviços atendam aos padrões de qualidade e segurança dos alimentos, saúde, segurança ocupacional e meio-ambiente, estabelecidos por padrões internos e legislações aplicáveis, por intermédio de comunicação eficaz entre os elos da cadeia produtiva;
  • > o respeito ao indivíduo, através da provisão de recursos necessários para a realização das atividades, como ambiente de trabalho e capacitação profissional, garantindo o atendimento dos objetivos e metas do sistema de gestão integrado;
  • > promover condições seguras e saudáveis relacionadas ao trabalho, incluindo a eliminação de perigos e redução de riscos a saúde e segurança;
  • > garantir a consulta e participação dos trabalhadores em assuntos relevantes de saúde e segurança;
  • > a proteção do meio ambiente, eliminando ou reduzindo os impactos ambientais de sua atividade, gerenciando com eficiência os recursos naturais que utiliza e prevenindo a poluição;
  • > e a melhoria contínua do SGI, buscando prevenir acidentes, eliminar perdas e defeitos, através de ferramentas de gestão e tecnologia".

POLAGR001 - Política de Gestão Integrada ver. 00 de 27/04/2020

Cooperado da Agrária


O cooperado da Agrária é caracterizado pela gestão profissional das propriedades e pelo alto nível tecnológico adotado no campo. Para a evolução da produtividade e na produção com qualidade, o cooperado conta com apoio da pesquisa gerada pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e de assistência técnica direcionada.

Departamentos especializados atendem e apoiam o nosso associado, com orientações financeiras, projetos de custeio, comercialização de grãos e compra de sementes e insumos agrícolas.

Treinamentos e eventos técnicos, assim como o PAGR (Programa Agrária de Gestão Rural), munem o cooperado com ferramentas e informações para atualização e melhoria contínua na produção e propriedade.

Pesquisa - FAPA


A FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) foi instituída pela Cooperativa para gerar e aplicar tecnologias que atendam à demanda de produtividade do cooperado, bem como à qualidade requerida pelas unidades de negócios e clientes.

Onze pesquisadores altamente qualificados atuam em áreas específicas, com o intuído de gerar informações completas e direcionadas às regiões de atuação dos cooperados. Os estudos envolvem avaliação e seleção de novos cultivares e híbridos, fertilidade do solo, épocas de plantio, densidade de plantas, controle de plantas daninhas, manejo de doenças e pragas, e mecanização agrícola.

As informações técnicas provindas do trabalho de pesquisa são utilizadas pelos agrônomos da assistência técnica e aplicadas junto aos cooperados. As tecnologias também são difundidas por publicações, treinamentos, palestras e eventos técnicos específicos, como o Dia de Campo de Verão e o WinterShow - considerado o maior evento relativo a cereais de inverno no Brasil.

Áreas de Pesquisa

Milho
Fitopatologia
Cevada
Trigo
Aveia
Oleaginosas de inverno
Feijão
Soja
Herbologia
Manejo e fertilidade de solos
Entomologia agrícola

Laboratório - Qualidade


Agrária - Selo Inmetro NBR Agrária - Selo Inmetro NBR O Laboratório da Cooperativa Agrária Agroindustrial oferece estrutura, equipamentos e profissionais tecnicamente capacitados para a realização dos ensaios e interpretação técnica dos resultados. Está preparado para oferecer apoio analítico em todos os processos da cadeia industrial da Agrária, assegurando a qualidade de nossos produtos.

O laboratório é acreditado segundo os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, para garantir que opere de forma competente e seja capaz de gerar resultados válidos com reconhecimento e aceitação internacional.

Em 2018, foi acreditado para atuar como provedor do Programa de Ensaio de Proficiência (PEP), de acordo com critérios da norma ABNT NBR ISO/IEC 17043. Com isso, tornou-se o único organismo da América Latina apto a avaliar outros laboratórios na matriz farinha de trigo.
PEP Agrária - Programas de Ensaio de Proficiência

Grupo Agrária


Coligadas
Entidades mantidas
  • Fundação Semmelweis (hospital e farmácia)
  • Associação Comunitária Central de Entre Rios
  • ARCA (Associação Recreativa e Cultural Agrária)
  • Instituto Agrária de Responsabilidade Social
  • Administração


    Conselho de administração

    Diretoria executiva
    Diretor presidente
    Jorge Karl
    Diretor vice-presidente
    Manfred Michael Majowski
    Diretor financeiro
    Edmund Kreuscher Gumpl
    Diretor secretário
    Kevin Reichhardt
    Membros vogais
    Jonathan Seitz
    Cristian Abt
    Jackson Fassbiner
    Alessandro Illich
    Alex Junior Klein
    Membros suplentes
    Claudio Marath
    Bianca Vollweiter
    William Robert Korpasch
    Marcelo Mores Edling
    Ulrike Winkler
    Secretaria executiva
    Katharina Buhali
    +55 (42) 3625 8018
    kathi@agraria.com.br

    Conselho Fiscal

    Conselheiros
    Rainer Mathias Leh - Presidente
    Sandra Leh - Secretária
    Christph Ritter
    Membros suplentes
    Diego Rafael Maroso
    Thiago Abt
    Corina Wild
    Agrária - Relatório 2020

    relatório

    Anual

    Confira o Relatório Anual de 2020 da Cooperativa Agrária Agroindustrial
    > Clique Aqui para visualizar
    Agrária - Relatório 2020

    relatório

    Sustentabilidade

    Confira o Relatório Sustentabilidade de 2020 da Cooperativa Agrária Agroindustrial
    > Clique Aqui para visualizar

    Confira versões anteriores