notícias

10/09/2019 Mercado e qualidade de sementes é tema de reunião

A qualidade das sementes é um dos fatores que garante bons resultados no campo. Tanto nas áreas de fomento como na multiplicação feita pelos cooperados, a Agrária Sementes busca garantir que a produção atenda a altos padrões de excelência. No dia 05 de setembro, o Centro Cultural Mathias Leh recebeu a Reunião dos Cooperados Multiplicadores de Sementes. O encontro teve 66 participantes entre cooperados multiplicadores de sementes ou interessados na atividade, equipe da Assistência Técnica e pesquisadores da Fapa.

Na abertura do evento, Elizandro Kluge, da Agrária Sementes, repassou informações referentes à legislação, desenvolvimento sustentável e competitividade da cadeia produtiva de sementes. Sua fala teve como base os assuntos discutidos no Fórum Técnico da CSM Paraná, realizado no mês de agosto em Cascavel.

Na sequência, o pesquisador da Fapa Vitor Spader abordou a importância da dessecação em soja. Fechando a reunião, Maria de Fátima Zorato, da MF Zorato Consultoria, expôs um panorama sobre a produtividade de sementes na atualidade. Doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes, ela atua no setor de qualidade há 40 anos. “Achei interessante a comparação que ela fez entre a produção de sementes e a criação de uma criança. Em resumo, a semente é construída no campo. A participação dos cooperados também foi muito importante. Se eles conseguiram adquirir 10% do conhecimento que foi repassado já é válido”, declarou Elizandro Kluge.

De acordo com o cooperado Fabiano Rovani, este tipo de reunião assim como outras ações promovidas pela Agrária colaboram para melhoria do trabalho no campo. “A reunião contribuiu principalmente na maneira de planejar e executar os serviços dentro da propriedade, a fim de conseguir produzir e manter a produção de sementes com qualidade”.

 

 



Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br