notícias

01/02/2019 Colégio Imperatriz desenvolve projeto de cooperativismo a partir de 2019

A partir de 2019, o cooperativismo passa a fazer parte das aulas curriculares do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, por meio da implantação do projeto educacional "Cooperação". Essa iniciativa surgiu para fazer frente às demandas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao mesmo tempo em que se melhora a compreensão dos alunos sobre sua própria realidade.

O Imperatriz tem estudado possibilidades para fazer as adequações exigidas pela nova BNCC, buscando um melhor desenvolvimento e uma aprendizagem significativa para os seus alunos. Considerando que o colégio é mantido por uma cooperativa, a Agrária, buscou-se em 2018 os projetos desenvolvidos pelo SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). A partir de então, entendeu-se que projetos relacionados ao cooperativismo poderiam ser uma ótima oportunidade para uma melhor compreensão dos alunos sobre as atividades desenvolvidas por uma cooperativa, bem como o desenvolvimento de competências socioemocionais variadas.

O projeto CooperJovem (com incentivo do SESCOOP) apresentou-se como uma possibilidade que daria conta dos objetivos propostos. Assim, no segundo semestre, os professores do Imperatriz participaram de uma formação para professores, realizada no colégio, e desenvolveram o Projeto Educacional Cooperativo (PEC) intitulado Cooperação, a ser executado em 2019 em todas as turmas. Com isso, o cooperativismo passa a fazer parte das aulas curriculares.

Na última semana de janeiro, foram iniciadas as primeiras ações, com a apresentação do projeto a todos os professores e colaboradores, realizada no dia 31, com a apresentação aos pais, a ser realizada hoje, dia 01 de fevereiro, e com a apresentação aos alunos, a ser realizada no primeiro dia de aulas. Foi promovida uma roda de conversa do diretor presidente da Cooperativa, Jorge Karl, com os professores e colaboradores, para que se possa ter uma melhor compreensão da cooperativa e do trabalho cooperativo. O objetivo do programa é propor à comunidade escolar situações que permitam a sensibilização para o desenvolvimento de uma consciência mais humana, por meio de convivências, diálogo e ações solidárias, aplicando os princípios do cooperativismo.


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br