notícias

26/10/2018 Museu Histórico comemora 47 anos neste domingo

No dia 28 de outubro de 1971, a comunidade de Entre Rios efetivou uma de suas grandes obras pela preservação cultural dos Suábios do Danúbio: a fundação do seu primeiro Museu Histórico. Neste domingo, 28, a instituição comemora seu 47º ano de fundação. Nesse período, o museu passou por duas mudanças, a última delas em 2012, quando foi inaugurada sua moderna estrutura atual, com diversos recursos tecnológicos.

Os cerca de 10.000 visitantes anuais têm a oportunidade de conhecer detalhes muito singulares dos 300 anos de história dos Suábios do Danúbio: a maneira como viviam na chamada “Antiga Pátria”, no Sudeste europeu; com o que trabalhava, como se vestiam, quais eram seus costumes e tradições e o que disso tudo se manteve ao longo das últimas seis, quase sete décadas na colônia de Entre Rios.

A primeira instalação do Museu Histórico foi inaugurada em alusão aos 20 anos de Entre Rios, em 1971. Os idealizadores foram o ex-presidente da Cooperativa Agrária, Mathias Leh, e a coordenadora do departamento de cultura à época, Ingrid Schüssler. O projeto deu vazão à longa expectativa de se expor as coleções de documentos, objetos e trajes guardados por membros da comunidade, desde sua chegada em Entre Rios, em 1951.

Por mais 20 anos, o museu permaneceu no mesmo local. Até que em 11 de janeiro de 1992, em alusão aos 40 anos da colonização suábia, o acervo histórico, já bastante robusto, foi realocado para o antigo prédio administrativo da Agrária, em frente à Praça Nova Pátria. Novamente, toda a comunidade contribuiu com o enriquecimento do acervo, a pedido do departamento histórico da época.

Desde 2008, o Museu Histórico está vinculado à Fundação Cultural Suábio-Brasileira, que deu vazão a um antigo desejo de construção de uma instalação própria, em uma grande obra cultural.

As modernas, intuitivas e interativas galerias foram inauguradas em 5 de janeiro de 2012, em alusão aos 60 anos de Entre Rios, em prédio anexo ao Centro Cultural Mathias Leh. Atualmente, são mais de 5.000 itens disponíveis para exposição, incluindo desde documentos datados do século 18 e trajes do início do século 20 até computadores com quizz, que desafiam o conhecimento sobre a história e cultura dos Suábios do Danúbio de Entre Rios, e também mundo afora.

Apresentações audiovisuais, exposições e uma vasta biblioteca integram o Museu Histórico de Entre Rios, que comemora seu 47º aniversário cumprindo seu objetivo fundamental de preservação cultural, sempre se adaptando às demandas e expectativas do mundo moderno.

SERVIÇO
Museu Histórico de Entre Rios
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h e 13h às 17h
Sábados: 13h às 17h
Entrada franca
Endereço: Avenida Michael Moor, 1951, Colônia Vitória, Entre Rios, Guarapuava (PR)


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br