notícias

12/07/2018 Exposição traz obras de Sebastian Leicht, “cronista gráfico” da história dos suábios

Retratar não só a beleza estética, mas a ampla realidade de um povo. Essa premissa guiou o trabalho do artista Sebastian Leicht durante toda sua carreira, na qual ele pintou e desenhou uma abundante quantidade de cenas do dia a dia de seu próprio povo: os Suábios do Danúbio.

Leicht completaria 110 anos de idade no próximo dia 10 de agosto, e como forma de homenageá-lo, a Fundação Cultural Suábio Brasileira promove a exposição “Entre Rios sob a ótica do artista Sebastian Leicht”, que reúne as obras que ele criou no outono de 1980 – única vez em que ele esteve no Brasil. A Cooperativa Agrária Agroindustrial possui um acervo com 48 dessas obras, a maioria das quais normalmente fica exposta no segundo andar do prédio administrativo. Os demais quadros pertencem às coleções particulares de famílias de Entre Rios.

As obras – em sua maioria aquarelas e sumi-ê – ficarão expostas de 31 de julho a 31 de agosto, na galeria de arte do Museu Histórico de Entre Rios.

“A importância da obra de Leicht para a comunidade suábia, bem como para Entre Rios, é que ele imortalizou nas telas o modo de vida, o cotidiano e as tradições dos suábios de um ponto de vista artístico, porém sincero”, destacou o historiador do museu, Roberto Essert.

O legado artístico de Sebastian Leicht lhe conferiu o título de “cronista gráfico” dos suábios. Nascido em 1908 na cidade austro-húngara de Brestowatz (atual Sérvia), Leicht se formou na Escola de Artes de Belgrado e na Academia de Artes de Munique. Morreu na cidade alemã de Passau, em 2002.

Exposição “Entre Rios sob a ótica do artista Sebastian Leicht”

Data: 31 de julho a 31 de agosto de 2018

Local: Museu Histórico de Entre Rios

Horários:

  • Segunda a sexta-feira – das 8h às 17, com intervalo das 12h às 13h
  • Sábado – das 13h às 17h

Entrada franca.


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br