notícias

15/02/2019 Doação de empresário permite renovar radiografia e ambulância do Hospital Semmelweis

A comunidade de Entre Rios ganhou um grande presente no final de 2018. Uma ação beneficente de aniversário do empresário alemão Stefan Soiné, diretor da IREKS GmbH, possibilitou ao Hospital Semmelweis modernizar a sala de radiologia e adquirir uma nova ambulância.

Na última terça-feira, 12 de fevereiro, Stefan Soiné, que estava em Entre Rios, recebeu uma homenagem surpresa por parte de membros da comunidade, diretores e colaboradores da Agrária e da Fundação Semmelweis. Ele foi recebido no hospital, em uma pequena cerimônia, na qual foram pronunciadas palavras de agradecimento, e também se realizou um ato de descerramento na sala de radiologia. Em seguida, o grupo se deslocou ao foyer do Centro Cultural Mathias Leh, onde foi servido um jantar com música aos presentes.

Quando comemorou seu aniversário de 60 anos, em 1º de junho do ano passado, Soiné pediu aos convidados que, ao invés de presentes para ele, eles doassem recursos para três instituições beneficentes – entre as quais, o Hospital Semmelweis. Em seguida, Soiné dobrou o valor arrecadado para cada instituição. Os recursos para o hospital foram transferidos da Alemanha ao Brasil via Fundação Martin Luther, da Igreja Luterana, em outubro.

“Existe uma frase muito bonita, que diz ‘Die schönste Freud dem Menschen lacht, der andren eine Freude macht’ (a mais bela alegria sorri àquele que traz alegria aos outros). Eu realmente acredito nisso”, disse Soiné durante a homenagem. “Quem viaja muito pelo mundo, como eu, tem a possibilidade de constatar o quanto nós possuímos, e o quanto muitas vezes falta aos outros. Por isso, eu acho que é uma obrigação nossa, de nos engajarmos em nome daqueles que têm menos. Por isso eu decidi fazer essa ação no meu aniversário”.

A verba levantada pela ação beneficente de Soiné possibilitou ao Semmelweis adquirir equipamentos digitais de diagnóstico para a sala de radiologia e uma nova ambulância – que já foi comprada, mas deve chegar nas próximas semanas. A ambulância atual foi comprada após uma ação semelhante de Soiné dez anos atrás, em seu aniversário de 50 anos.

“A Fundação Semmelweis existem em razão de uma comunidade, mantida pelas pessoas para as pessoas. Por esse motivo eu escolhi também o Hospital Semmelweis, pela importância que ele tem para toda essa comunidade”, acrescentou Soiné.

O presidente do Conselho Curador da Fundação Semmelweis, Norbert Geier, agradeceu o gesto do benfeitor. “É uma grande felicidade para nós, poder contar com um amigo da comunidade, e em especial do hospital, como o senhor Soiné. Essa é a segunda vez que ele faz uma ação como essa em seu aniversário, que se reverte em recursos importantes para melhorar o atendimento ao público. A própria comunidade de Entre Rios faz esforços grandes todos os anos, a fim de angariar fundos para reformar e preservar o hospital. Portanto, essas doações são uma ajuda extraordinária”.


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br