notícias

14/12/2018 Agrária e Unicentro divulgam vencedores do 6º Prêmio Franz Jaster de Comunicação

Com participação recorde de trabalhos e jornalistas concorrentes, a sexta edição do Prêmio Franz Jaster de Comunicação conheceu os vencedores na noite da última quinta-feira, 13. O resultado foi divulgado em evento realizado no Centro Cultural Mathias Leh, na Colônia Vitória, na presença ilustre de Marietta Jaster, viúva do ex-pesquisador homenageado pela premiação. Ao todo, os três primeiros colocados em cinco categorias foram contemplados com um total de R$ 15 mil.

Com 40 trabalhos inscritos em 2018, o Prêmio Franz Jaster de Comunicação é promovido anualmente pela Cooperativa Agrária Agroindustrial e realizado pela Unicentro – através da Coordenadoria de Comunicação Social –, com o objetivo de recompensar trabalhos jornalísticos dedicados a destrinchar o principal evento de cereais de inverno do país, o WinterShow, bem como as pesquisas desenvolvidas pela FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária).

O presidente da Agrária, Jorge Karl, e o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, enfatizaram novamente a parceria. “Entendemos que o prêmio tem trazido bons frutos: para a Agrária, por contribuir na divulgação do WinterShow e dos trabalhos de pesquisa da FAPA; e para a Unicentro, na medida em que colabora com a qualificação cada vez maior da cobertura jornalística desse tipo de evento”, destacou Bona.

Karl ressaltou a evolução observada tanto na quantidade quanto na qualidade das matérias. “Esse é o nosso objetivo: contribuir para que os profissionais de imprensa se aprofundem e se interessem cada vez mais pelo agronegócio”, frisou.

As categorias concorrentes do Prêmio Franz Jaster 2018 foram Fotografia; Jornalismo Impresso ou Online; Material Televisivo; Reportagem Radiofônica; e Universitários. Destaque para os jornalistas Antonio Carlos Senkovski, do Sistema FAEP, com a primeira colocação nas categorias Rádio e Jornalismo Impresso ou online (além de um segundo lugar em Material Televisivo), e Kleber Erivelton Fernandes, do Na Hora Notícias Guarapuava, que apareceu quatro vezes entre os cinco melhores, com destaque para a primeira colocação na categoria Fotografia e terceira em Rádio.

“Esse ano a gente já conhecia mais sobre a Agrária, o WinterShow e o prêmio, que é uma forma de valorizar nosso trabalho”, destacou o jornalista Kleber Erivelton Fernandes, que já havia conquistado a primeira colocação na categoria Material Televisivo, em 2017. “Todos os anos, assim que sai a data do WinterShow colocamos na agenda para organizarmos a cobertura”, acrescentou.

As conquistas do jornalista Antonio Carlos Senkovski no Franz Jaster de Comunicação foram as primeiras, desde que ele se formou. “É uma iniciativa muito bacana, porque os cereais de inverno merecem uma atenção maior no Brasil e isso começa por um incentivo para que se façam matérias mais aprofundadas. E o WinterShow é um momento para que isso possa acontecer”.

 Jurados

Em 2018, o corpo de jurados técnicos foi formado por professores da Unicentro, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninassau (Centro Universitário Maurício de Nassau) e da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista); além de profissionais da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação) e da RIC TV Record de Joinville (estes últimos apenas para o julgamento da categoria Universitários).

Os professores que julgaram os méritos informativos das peças em suas especificidades foram: Alessandra Ferreira, Alexandre Lara, Ariane Pereira, Daniela Ota, Edna Mello, Fernando Almeida, Iluska Coutinho, Jorge Felz, Letícia Ferrari, Luãn Chagas, Marcio Fernandes, Paulo Boni, Renata Caleffi e Thaisa Bacco. O professor Marcelo Cruz Mendes, de Agronomia da Unicentro, avaliou a correção das informações técnicas contidas nas reportagens.

 Franz Jaster

Franz Jaster foi pioneiro na realização e condução de pesquisas que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento agrícola dos cooperados da Agrária. O concurso tem por objetivo honrar essa história.


CONFIRA OS VENCEDORES, POR CATEGORIA:

Categoria: Fotografia

1º lugar: Kleber Erivelton Fernandes - Na Hora Notícias Guarapuava – “WinterShow: o maior evento técnico-científico do país começou hoje (16)”
2º lugar: Fernando Santor - Boletim Informativo Sistema Faep/Senar-PR – “Trigo: do campo ao mercado por meio da segregação”
3º lugar: Ana Lígia Sena - Assessoria Prefeitura de Guarapuava – “WinterShow 2018 – imagens e cores”
4º lugar: Kleber Erivelton Fernandes - Na Hora Notícias Guarapuava – “Durante três dias de evento, WinterShow apresentou o que há de mais moderno no cultivo de cereais de inverno
5º lugar: Alexandre Pessoa - Integração Online – “A percepção do futuro por meio de princípios cooperativistas”

Categoria: Jornalismo Impresso ou online
1º lugar: Antonio Carlos Senkovski - Boletim Informativo Sistema Faep/Senar-PR – “Cada trigo no seu quadrado”
2º lugar: Geyssica Caetano Reis - Revista do Produtor Rural do Paraná – “WinterShow 2018: tecnologia e informação sobre cereais de inverno”
3º lugar: Alexandre Pessoa - Integração Online – “A percepção do futuro por meio de princípios cooperativistas”
4º lugar: Ygor Lemes Dores - Integração Online – “Prevenir para melhor produzir”
5º lugar: Kleber Erivelton Fernandes - Na Hora Notícias Guarapuava – “Durante três dias de evento, WinterShow apresentou o que há de mais moderno no cultivo de cereais de inverno

Categoria: Jornalismo Audiovisual
1º lugar: Ana Ligia Sena e Adriano Ferreira - RIC TV Record - WinterShow: grande aliado dos agricultores que buscam produzir com eficiência e qualidade
2º lugar: Antonio Carlos Senkovski - Canal do YouTube Sistema Faep/Senar-PR “Segregação do trigo aumenta faturamento em toda a cadeia produtiva”

3º lugar: Fernanda Motter - Jornal Café Diário – “Reportagem especial – WinterShow 2018: agricultura de precisão do campo para a mesa”
4º lugar: Priscila Pollon Galina - TV Humaitá – “WinterShow se despede com inovações tecnológicas”
5º lugar: Esther Devantier e Adriano Ferreira - RIC TV Record – “WinterShow 2018”

Categoria: Rádio
1º lugar: Antonio Carlos Senkovski - Site do Sistema Faep/Senar-PR – “Segregar trigo é tendência inevitável para cadeia avançar”
2º lugar: Cléber Moletta - Rádio Cultura – “Novas cultivares de trigo apresentadas no WinterShow 2018”
3º lugar: Kleber Erivelton Fernandes - Na Hora Notícias Guarapuava – “Durante três dias de evento, WinterShow apresentou o que há de mais moderno no cultivo de cereais de inverno
4º lugar: Fernanda Motter - Jornal Café Diário – “WinterShow reúne produtores rurais do Texas”
5º lugar: Cléber Moletta - Rádio Cultura – “Perspectivas da importação de trigo em 2018”


Categoria: Universitários
1º lugar: Priscila Pollon Galina – “WinterShow em detalhes”
2º lugar: Sandra Denicievicz – “WinterShow em foco”
3º lugar: Amanda Crissi – “WinterShow 2018”
4º lugar: André Frutuoso – “WinterShow: cenas do maior evento de cereais de inverno do país”
5º lugar: Lucas Sidor Herdt – “Cevada e trigo, alimentos do dia a dia”

 


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br