notícias

15/08/2017FCSB comemora 16 anos de preservação da cultura suábia em Entre Rios

Mesmo após 66 anos vividos em terras brasileiras, a cultura suábia continua preservada com fidelidade às suas origens, sendo transmitida às novas gerações de Entre Rios. Um dos principais pilares para que essa história e a dos antepassados não se percam é a Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FSCB), criada em 7 de agosto de 2001.

Com 16 anos recém-completados, a instituição conta atualmente com o empenho de 381 integrantes, mais de 30 grupos culturais e cerca de 160 apresentações anuais, voltados à preservação das tradições e raízes suábias. 

“Quanto mais pessoas, empresas e instituições prestigiarem nossas atividades, melhor conseguiremos desenvolver um importante trabalho para toda a comunidade”, enfatizou a gerente sociocultural, Viviane Schüssler.

A Fundação Cultural oferece também uma vasta gama de aulas de música, cujos alunos se apresentam constantemente no espaçoso e bem estruturado Centro Cultural Mathias Leh. Programas de rádio diários e uma revista bimestral, ambos em alemão, também são fomentados pela FCSB.

Toda a preservação é efetivada por meio do moderno e tecnológico Museu Histórico de Entre Rios, que conta com visitação anual média de 10.000 pessoas. Em 2016, esse público veio de 307 cidades localizadas em 30 países. A adesão de 13 universidades e 32 escolas públicas traduz igualmente o interesse do meio acadêmico pela história suábia.

“Promover e divulgar a cultura suábia e sua integração com a cultura brasileira é o nosso objetivo. Para isso, contamos sempre com a participação e o apoio de toda a comunidade”, destacou Viviane.


Agraria Cooperativa Agrária Agroindustrial (42) 3625-8000 saca@agraria.com.br