Pela primeira vez, Agrária realiza Reunião de Abertura de Reservas de forma on-line

05/05/2020

Nos dias 28 e 29 de abril a Agrária realizou a Reunião de Abertura de Reservas de Verão 2020. O evento, que normalmente ocorre no Centro Cultural Mathias Leh, pela primeira vez aconteceu de forma on-line.

Segundo o Coordenador da Assistência Técnica, Marcio Mourão, a pandemia de Covid-19 tem instigado a Agrária a procurar diferentes maneiras de se comunicar com seu público. “Com a questão da pandemia, temos uma limitação em colocar um número grande de pessoas no mesmo ambiente. Isso serviu também para que pudéssemos modernizar a forma de falar com o cooperado”, afirmou.

Além da Assistência Técnica, outro setor da Cooperativa que desempenhou um papel importante na realização do evento foi o de Tecnologia da Informação. “Testamos previamente duas soluções para realizar a reunião e optamos por aquela que permitia um acesso maior de pessoas ao mesmo tempo e maior controle do organizador,”, explica Divoney Krizonoski, especialista da área. Ele destaca que internamente os colaboradores da Agrária já têm adotado ferramentas como o Gotomeeting e o Microsoft Teams em substituição aos encontros presenciais. 


A Reunião de Abertura de Reservas acontece duas vezes ao ano, nos períodos que sucedem as safras de verão e inverno. O evento traz aos cooperados dados sobre a colheita que está próxima do fim, resultados das pesquisas conduzidas pela FAPA(Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e informações relevantes para o planejamento do plantio seguinte.

Geralmente, a reunião é realizada em um único dia. Por ter uma programação extensa, a equipe técnica avaliou que para o formato on-line seria melhor dividi-la em duas ocasiões. Em cada um dos dias, mais de 100 pessoas participaram do evento. “Tínhamos a expectativa que a participação dos cooperados fosse menor, por ser a primeira vez que fazemos uma reunião on-line. Foi o início de um novo processo, que podemos estender a outros eventos”, ressalta Mourão.

 

Sobre a experiência

O cooperado Cristian Abt participa com frequência das atividades promovidas pela Agrária. Ele lembra que a tecnologia já é algo presente no relacionamento entre a Cooperativa e os produtores, pois hoje muitas operações podem ser feitas pelo celular, através do Portal do Cooperado. Embora prefira as reuniões convencionais, ele enxerga que no momento os encontros on-line são a única alternativa para a realização de eventos. “De certa forma a pandemia nos impôs a criação de uma alternativa on-line, porque de outra forma a reunião não seria possível. Claro que é necessário fazer alguns ajustes, mas foi uma experiência interessante”, afirma.


A Reunião de Abertura de Reservas de Verão on-line também exigiu esforço dos palestrantes. Vitor Spader, pesquisador que atua na FAPA com as pesquisas ligadas à soja, comenta que foi necessário adaptar os conteúdos apresentados conforme a plataforma e o tempo para transmissão. “Não tenho dúvidas que essa ferramenta poderá ser muito útil inclusive pra repassar informações importantes durante o ano, de modo a facilitar a difusão de tecnologias de forma rápida e com baixo custo”.

O cooperado Cristoph Ritter participou dos dois dias da reunião. Entre suas sugestões para a realização de novos eventos nesse formato está a gravação prévia dos conteúdos que serão repassados. “Acho que se a gravação da transmissão fosse disponibilizada posteriormente, os cooperados poderiam rever os pontos que ficaram com dúvidas. Claro que a disponibilização precisaria ser controlada, pois algumas informações são exclusivas”, propõe.

Para a cooperada Erna Teresa Milla, a transmissão on-line de eventos deve ser adotada mesmo quando há o encontro presencial. “É sempre bom estarmos atualizados para podermos escolher as variedades que iremos cultivar no próximo plantio e realizar o manejo correto. Como nem sempre consigo estar presente, gostaria que mesmo os eventos presenciais também fossem transmitidos, para que eu possa acompanhar”, diz. 



Compartilhe esta publicação


Razão social: COOPERATIVA AGRÁRIA AGROINDUSTRIAL
CNPJ: 77.890.846/0031-94
Rua 5 de maio, 745 | Colônia Vitória - Entre Rios
Guarapuava - PR | Brasil | CEP: 85139-400

Fone: (+55) 42 3625.8000

O BNDES financia
Portal da Privacidade Desenvolvido por BRSIS
© 2018 - Agraria | Todos os direitos reservados.