Acesso para:
Balcão de Negócios | Sintonia | Boletos (Clientes) |Portal do Cooperado
Webmail Agrária   Internacional Contacts   Deutsch
 
 
 
 
 
 
Receba informações e
as últimas notícias
da Agrária.

Cadastre-se aqui.
 
   
 
 
     
03/03/2010
Modelo cooperativista demonstra amadurecimento


O cooperativismo brasileiro fechou 2009 mantendo seu processo de amadurecimento, em curso há alguns anos. Comprova este comportamento o aumento de associados (4,62%) e de empregos gerados (7,71%). No mesmo período, houve redução no número de cooperativas (-5,48%). “Os indicadores mostram a dinâmica do cooperativismo e sua visão em buscar alternativas e oportunidades num período pós-crise. Para mitigar as dificuldades e se fortalecerem, ganhando mercado e escala, cooperativas optaram pelo processo de aglutinação, o que é uma tendência do profissionalismo da gestão. A redução no número de cooperativas reflete esse processo, mas, ao mesmo tempo, como observado em outros setores, indica também as consequências geradas pela crise financeira internacional.”, analisa o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas.

Para Lopes de Freitas, a aglutinação demonstra que a diversidade pode alavancar negócios comuns e que é adaptável a cada segmento. Essa capacidade de se adequar aos diversos modelos está expressa na variedade de ramos que reduziram em número de cooperativas em 2009 comparado a 2008: Habitacional (- 25,59%), Trabalho (- 19,36%) e Consumo (- 7,25%). Quanto ao crescimento do número de associados, vale ressaltar a participação do Ramo Crédito, com o aumento de 8,76%, o que representa um total de praticamente 282 mil novos cooperados. Para o contingente de empregados, registraram maiores percentuais de aumento os ramos Educacional (24,7%), Produção (20,23%) e Saúde (18,20%).

Na curva de queda no número de cooperativas, o Ramo Trabalho foi um dos principais responsáveis. Neste caso, a situação era prevista pela OCB que observou durante o período mais rigor do Ministério Público do Trabalho em relação a este setor cooperativo.

Números
7.261 cooperativas
274.190 empregos diretos
8.252.410 de associados
5,39 % do PIB nacional
R$ 88,5 bilhões de recursos
US$ 3.63 bilhões em exportações
7.09 milhões de toneladas exportadas
(Fonte: OCB)

 
     
06/09/2010
Economia: Projeção do mercado financeiro para crescimento da economia sobe para 7,34%
Leia mais
06/09/2010
RECEITA: Quarto lote do Imposto de Renda 2010 sairá somente na quinta-feira
Leia mais
06/09/2010
Economia: Produção de cereais da França deve cair 6% em 2010
Leia mais
06/09/2010
Combustíveis: Preço do etanol sobe em 13 Estados e fica estável em São Paulo
Leia mais
06/09/2010
Agricultura: Pessuti assina normativa que regulamenta o manejo do solo
Leia mais
06/09/2010
CLIMA: Região Sul terá tempo frio nesta segunda-feira
Leia mais
  Todas as notícias
 BRSIS    
Carregando...